top of page

Reza a lenda que havia um grande palhaço, muito famoso por suas atuações e prestigiado por todos os seus colegas de circo. Este mesmo palhaço também tinha um filho que muito o admirava, tanto que quis seguir os mesmos passos do pai.

Contudo, ele não teve o sucesso esperado nos palcos, e não conseguia fazer ninguém rir.

 

Frustrado e muito abalado pela apatia de todos com suas tentativas de fazer as pessoas sorrirem, o filho do grande palhaço enlouqueceu e fugiu do circo. Atormentado pelo triste destino, o jovem louco encontrou na lua minguante o único esboço de um sorriso lhe ofertado de graça.

 

Desde então, sempre que há a lua minguante nos céus, o "palhaço" sobe em um coqueiro para admirar o grande sorriso lunar mais de perto. Porém, quando uma nuvem encobre a lua, o jovem encantado desce do coqueiro para buscar outros sorrisos, os das pessoas que transitam pelas ruas do bairro do Janga, em Paulista - PE. Quando encontra alguém, ele começa a fazer suas palhaçadas sem graça. E, caso a pessoa ao menos não lhe esboçar um sorriso, ele a hipnotiza e a castiga, espanca até ver um sorriso em seu rosto ou até as nuvens saírem da frente da lua, de modo que o amargurado palhaço possa ver novamente a rua lhe sorrir.

A Lenda...

bottom of page